15 julho 2009

Mais respeito por favor!

Acabei de fazer minha apresentação de defesa da tese de mestrado! Então, mas respeito por favor que o título agora será Msc João Gramacho!

Eu sabia que tinha um bom trabalho, mas certamente não esperava o resultado: 9,5 com matrícula de honra!

Ciclo fechado com chave de ouro e me preparando para mais quatro anos por aqui.

Para os que não fazem idéia do meu trabalho, segue o resumo em português:

Resumo

A evolução dos microprocessadores em busca de melhor desempenho tem feito com que os chips tenham maiores quantidade e densidade de transistores e também operem com tensão menor. Todos estes fatores contribuem para que os processadores fiquem menos robustos e aumentam a possibilidade de ocorrência de falhas transitórias.

Falhas transitórias são aquelas que podem ocorrer uma vez e não voltar a acontecer mais da mesma forma na vida útil de um sistema. Quando ocorrem estas falhas em computadores, podem acontecer diversas coisas: o sistema operacional pode interromper a execução da aplicação quando a mudança produzida pela falha é detectada por mau comportamento, mas o risco maior é que, com a mudança, aconteça uma corrupção de dados que altere o resultado final da aplicação sem que ninguém tome conhecimento.

Para pesquisar sobre os efeitos que as falhas transitórias podem causar nos registradores de um processador e na memória de um computador, desenvolvemos uma extensão do simulador de computadores completo da HP e AMD (COTSon). A extensão desenvolvida permite a injeção de falhas que mudem um bit nos registradores e na memória no computador simulado.

Com injeção de falhas, podemos: avaliar os efeitos que falhas transitórias causam um numa aplicação, analisar a robustez de uma aplicação frente a falhas transitórias e validar mecanismos e estratégias para a detecção de falhas.

10 comentários:

Guna Alexander disse...

Johnny boy, mais uma vez parabéns pelo seu trabalho, a apresentação esteve realmente muito boa, e ainda insisto que sua nota foi 9,7 é bom se informar

Rafael disse...

Parabéns meu caro John!

Confesso que nem sabia que o seu trabalho era em injeção de falhas. O meu era também, mas diferente de você, em não continuei! :)

Abração!

Leite

Matheus Pacheco disse...

Eu quero que vc me conte uma novidade ... pq isso pra mim é óbvio. Meu caro amigo, você é o Rei Midas da Computação. Sou seu fã ... nunca neguei e gostaria de questionar a esses Senhorizinhos Doutores o porque de não te darem um 10 ... mas deixa que um dia eu pergunto pessoalmente :)

Parabéns por mais uma conquista e saiba que estarei torcendo aqui também pelo seu
"Doctorado"

Graaaaande abraço,
Teteu.

Ana Carla Lira disse...

Uhuuuuhuuuu..muy bien!!
Dessa vez sai o corre-nu!!
Parabéns Johnny. Que venha o próximo! rsrs
bj

Gabriela disse...

Viu? Eu sabia!!!
PARABÉNS!!! Vc merece, irmãozinho!

Beto disse...

U-huuuuuuu! Joga, maluco!!! Já soube que vc se defendeu bem dos ataques da banca furiosa e sedenta de sangue! Parabéns!!!

Dinho disse...

Uowww! He is the master! Eu já sabia!! eehauhe!!

Dinho disse...

J, tah na hora de atualizar!! abraços!

Unknown disse...

PARABÉNS MESTRE!!!!! Quando eu crescer quero ser "que nem você" :)

Beijos,

Cris

Hyberson Pereira disse...

Parabéns, Johnny!