12 janeiro 2023

Reunião de família parte II - SSA-IOS

 O primeiro pernoite no Brasil (quase que praticamente para não "dormirmos" no aeroporto esperando o voo para Ilhéus) foi no apartamento de Dona Ana, no quarto de Dona Ana. 

Gui dormindo na cama da avó

A diferença do tempo em São Torcato e Salvador era de "somente" 20 graus!



Acordamos "cedo" para Salvador. Por volta das 06:30 até o Gui já havia acordado.

No café-da-manhã, Gui, acostumado a tomar leite achocolatado nessa hora, provou e não gostou do Nescau prontinho. Acabou tomando café com leite.

Nil chegou cerca de uma hora antes de termos de sair, mas não deixamos de conversar um bocadinho e deixar o momento registrado.

Eu, Nil e Gui

Hora de seguir no modo viagem... Pedimos um Uber até o aeroporto. O deslocamento foi tranquilo mas meio "aborrecido" para o Gui, que aproveitou para tirar o atraso do sono.

Soneca no Uber até o aeroporto

Já no aeroporto, encontramos nossos companheiros de viagem, fizemos o check-in, passeamos um bocadinho para ver o que havia mudado no aeroporto (muitas mudanças desde a última vez que estive por aqui), e fomos almoçar antes de passar para a área de embarque.

A turma do trecho SSA-IOS: eu, Memel, Gabriel, Rafaela e Gui

Depois do almoço, passamos para a área de embarque e Gui fez questão de pedir uma sobremesa:

Sobremesa!

A espera pelo nosso voo foi curta...


Espera na área de embarque

O embarque do voo foi anunciado no horário previsto, e logo embarcamos.

Embarcados!

Gui notou muitas diferenças entre o voo da TAP (internacional) e o voo da Azul (doméstico, de custa distância).

Por exemplo, o avião da Azul não tem coletes salva-vidas, mas o assento da poltrona é destacável e flutuante.

Uma coisa que ele gostou mesmo foi do controle do ar-condicionado. Enquanto a tia Memel levou casaco para o voo pois costuma sentir frio (mesmo desligando o fluxo do ar-condicionado para o lugar dela), Gui fez questão de abrir todo o fluxo e pediu-me para ajustar a saída de ar para que ficasse soprando exatamente na cabeça dele!

E viva o ar-condicionado!

Não levou muito tempo, o avião começou a taxiar. Vimos outras aeronaves decolando e pousando enquanto nos deslocávamos para a cabeceira da pista.

O avião então parou pouco antes de entrar na pista de decolagem, e o Gui perguntou porque havíamos parado. Eu expliquei que a mesma pista é usada para pousos e decolagens. Então, o comandante só pode entrar na pista quando autorizado, pois pode haver outro voo pousando. Ele então perguntou-me se já havia acontecido acidentes por conta de pilotos não seguirem as instruções da torre de comando, e eu dei o exemplo do maior acidente de aviação (em número de vítimas) da história: o desastre aéreo de Tenerife.

Observando o movimento na pista

Decolamos tranquilamente, fizemos um giro à direita e pudemos vislumbrar a orla de Salvador! Num momento como estes parece que tenho uma overdose de memórias... Para cada lugarzinho que reconheço veem lembranças de momentos dos anos em aqui ai vivi.

A peninsula de Salvador e a ilha de Itaparica

O pequeno, depois de cansar de observar a paisagem, disse que queria agora desenhar o avião da Azul.




Olho no folheto de segurança, desenha mais um pouco...

O desenho do avião da Azul

O lanche foi servido, e o Gui adorou o amendoim com casca dura (o "amendoim japonês").

Na tela do sistema de entretenimento, notamos um bug no mapa que, num dos "zooms" sobre a rota do voo, posicionava o avião pra lá de Vitória da Conquista! Curiosamente, era somente em uma das telas. Todas as outras pareciam estar corretas.




Na aproximação, o voo foi até Itabuna para fazer a volta e apontar para Ilhéus de frente para o oceano. Muitas nuvens no céu, algumas chacoalhadas, e o Gui disse: "Estamos encima de um rio!"... Eu comentei com ele que o aeroporto de Ilhéus tem uma pista curta com o rio de um lado e o mar do outro. Não há muita margem para erros.

Quando a aeronave tocou o chão, o reverso se fez sentir com bastante força. O Guilherme comentou que o piloto deveria estar "travando" pra não cair no mar!

Pousamos em Ilhéus

A farra em Ilhéus estava só começando...

Todos no carro de tia Gabi!


2 comentários:

Anônimo disse...

Amei! Li com Lore no meu colinho! Adoramos! ❤️

Anônimo disse...

Estamos viajando juntos ! Que maravilha ! Vou contratar o narrador para nossa próxima viagem !!
Que beleza !!