14 julho 2008

Codorníu

Domingo fui com Beto e família (Virginie, Zana e Flávio) conhecer "la botega Codorníu", uma das principais fabricantes de Cava!

El cava es un vino espumoso elaborado por el método tradicional fundamentalmente en la región del Penedés catalán, especialmente en la localidad de San Sadurní. También se elabora cava con denominación de origen en otros puntos de España además de en Cataluña, como Requena (Valencia), Haro (La Rioja) o Viana, Extremadura (comarcas de La Plata y Los Barros), y Aragón.


Traduzindo, cava é o "espumante" daqui!

A botega que visitamos tem cinco séculos de tradição e usa como nome um sobrenome que fez parte da família mas se pedeu no tempo quando a filha mais velha da família (Anna) casou-se com um Raventós (nome da família que mantém botega). Anna foi a última de sua "dinastia" a carregar o nome Codorníu. Isso lá nos idos de 1659!

Foi um passeio como aqueles que eu ouvia falar quando as pessoas iam pra região de Gramado (no sul do Brasil)... a história da marca, o processo produtivo, vários números sobre a produção... e a degustação no final!


Montserrat... outra típica atração turística de quem vem a Barcelona, fica bem perto de onde fica a botega!


Vista panorâmica de um dos vinhedos...


O domingo foi muito diverto! As conversas com Zana e Flávio (que é italiano e fala portuliano) foram ótimas! Zana me ensinando a lidar com Beto! Huahuahauhaua!

E uma salada bastante rica de idiomas quando Virginie (Francesa que fala espanhol muito bem) entrava na conversa!

Zana, Flávio, Beto, Virginie e Laís (da esquerda para a direita)


Piadinhas bem ao estilo baiano (afinal eramos três) o tempo todo (com sotaque italiano às vezes e com comentários irônicos à francesa)... e muita história contada!

Valeu mesmo!

Na foto abaixo: Beto, Virginie e Laís...

2 comentários:

Anônimo disse...

O passeio foi massa mesmo! :)

Cristiane Mota disse...

Maravilhosas as fotos!!!!

Vc tá fazendo falta, viu???

Muito beijos,

Cris