03 agosto 2008

Inicio das vacaciones

Agosto que na Espanha é o mês das vacaciones (férias). Muita coisa fecha.

É muito comum andar pela rua e ver, por exemplo, uma farmácia fechada com um aviso na porta, informando que estarão fechados até setembro e, em caso de necessidade, que procuremos a farmácia do endereço tal que estará funcionando durante as férias.

Na UAB também tem férias... E, teoricamente, também estou de férias da UAB. O prédio onde fico por lá (de da escola de Engenharia) fica aberto somente das 09:00 às 14:00 durante as férias. Depois disso, só se pode sair quem tem autorização (e eu ainda não tenho) ou pedindo à segurança do campus que abra a porta. Mas, como alguns colegas que têm a autorização de saída deve ainda ir pra UAB alguns dias, é só combinar com ele que não haverá problema algum na saída. Ah, somente um restaurante do campus segue funcionando (e, claro, não é o do prédio de Engenharia, é o da Praça Cívica, o mais longe de onde ficamos).

Bem, com as férias, o clima da cidade e o astral das pessoas muda!

Ontem saí para passear com um colega da UAB (Ronal) e sua esposa (Carolina), ambos venezuelanos. Fomos pela manhã ao Aquário de Barcelona. (Curiosidade: Ronal fica na mesa ao lado da minha na UAB, e fazemos aniversário no mesmo dia!)


Ronal e Carol

Um passeio tranqüilo e divertido. Bom pra mim de sair com eles (além do fato de serem ótimas pessoas) é poder ficar somente no castelhano! Como eles mesmos dizem, pra dois meses aqui estou falando e entendendo muito bem... Mas ainda posso melhorar muito.



A quantidade de idiomas que eu não conheguia reconhecer andando pelo aquário era enorme... Mas, algumas vezes, vinham coisas que creio que sejam universais, como quando vimos os peixes-palhaço... Toda a criançada (inclusive crianças mais velhas) de todos lugares falavam: "NEMO!"

No aquário havia especies de vários lugares do mundo: mediterrâneo, atlântico, zona tropical, ... E de profundidades que chegavam a 100 metros. Havia também informações sobre corais, plantas, aves, crustáceos, um aquário tinha somente especies venenozas...

E havia, claro, muita coisa curiosa, como o cavalo marinho "planta", que tem uma camuflagem que realmente parece mais uma planta que um animal.

Pela tarde, nos juntamos a um casal de amigos deles e fomos a Sant Cugat, cidade vizinha a Barcelona (onde moro) e a Cerdanyola (onde estudo).

Há em Sant Cugat um monastério cuja primeira construção data de mais de mil anos! A sugestão do passeio a Sant Cugat foi de Lola (nossaa coordenadora na UAB).




Aproveitamos também para ir ao museu do monastério de Sant Cugat, onde assistimos um filme contando toda a história da construção, mudanças, desapropriação, depredação e, finalmente, transformação num patrimônio histórico e reforma do monastério.


Andamos um pouco pelas ruas de Sant Cugat (que não é muito grande). Sant Cugat é conhecida aqui por ser uma cidade “rica”. Imóveis são caros, o custo de vida é alto. Moram em Sant Cugat, por exemplo, jogadores do Barça.

Bem, para minhas férias, tenho duas viagens programadas (meio e final de agosto). Depois escrevo sobre elas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Poooooooow ... já tava com saudade dos posts ... achei que não tinha mais nada de legal para mostrar aqui pra gente :)

Rapaz ... que inveja viu ? Esse aquário ai é muuuuuuuuito show. Putz. Pode preparar o passeio pra quando eu for ai !!!

Atualiza mais essa joça, falou ?

Abração.

Anônimo disse...

Pow... Entrei pra fazer a mesma reclamação que Teteu!! A atualização tá lenta! E PUTZ que inveja! ehauehau! É sério que você viu o Nemo? ehauhuehau!

abraços J! e manda mensagem, sinal de fumaça, qualquer coisa pra gente saber que vc está vivo!

Anamel disse...

Tb vou querer bater ponto no oceanário qdo for aí. Decora o caminho para me levar. rsrsrs...
Como boa curiosa que sou, estou ansiosa para saber mais sobre a programação das férias.
Bjinhos meus e piscadinha de paquera do Quiquitão!!