Aproveitamos que Polho tinha um casamento para ir em Villaviciosa (no Principado de Astúrias) no sábado, alugamos um carro, fizemos uma reserva num albergue numa cidade próxima à do casório (no caso, em Gijón) e fomos (eu, Polho, seu Dudu e Dona Terezinha) numa jornada de pouco mais de 850 Km pela Espanha, passando no total por 7 comunidades autônomas: Catalunha, Aragão, La Rioja, Navarra, País Basco, Cantábria e Astúrias!

Cidades e regiões “famosas” por qual passamos (e só passamos mesmo): Zaragoza (capital de Aragão), La Rioja (região produtora de vinhos), Bilbao e Vizcaya (cidades do País Basco) e Santander (capital da Cantábria).
Começando pelo carro alugado: um Peugeot 207 4 portas, com motor 1.6 Diesel e (o filé da viagem) Cruise Control!
Na viagem, as estradas eram muito boas. Nenhum buraco, muito bem sinalizadas, algumas pedagiadas, sempre permitindo manter a velocidade máxima de 120 Km/h. Passávamos às vezes até mais de uma hora sem necessidade de pisar no acelerador ou no freio! Como o feriado era só na Catalunha, a estrada estava tranqüila. Saímos de Barcelona pouco depois do meio-dia.
A quantidade de paisagens vistas no percurso também impressionou bastante: em Aragão, a paisagem bastante plana e árida; as vinícolas de La Rioja, as montanhas no País Basco e as estradas entre o mar e as montanhas na Cantábria e nas Astúrias.
Detalhe: passamos pelo meridiano de Greenwich!!!
No caminho, muita conversa e, às vezes, algumas coisas muito estranhas! Alguém sabe me explicar o que a placa abaixo quer dizer?
Chegamos à noite em Gijón (cidade mais povoada das Astúrias), fizemos o check-in no albergue e fomos jantar. Chovia um pouco em Gijón (que é uma cidade litorânea). As Astúrias são conhecidas como a terra das sidras e do leite (e derivados) e da Favada (uma espécie de feijoada de feijão branco). O queijo Cabrales (muito forte) também é tido como típico da região. Comemos algumas tapas (incluindo o queijo Cabrales) e tomamos sidra! Como se toma a sidra talvez mereça um post à parte no blog! :)
Na sexta pela manhã, fomos conhecer Gijón e suas vizinhanças...
No primeiro parque que paramos, bonita paisagem, e uma narração ao longe... Fomos nos aproximando... Bem, era o último dia do Campeonato Mundial de Patinação de Velocidade!!!
Pela noite, fui com Polho a um jantar informal oferecido pelos noivos na véspera do casamento. Só pelo jantar já foi possível imaginar o quão divertido seria o casamento. Alguns amigos do noivo eram daquele tipo que zoavam de tudo e de todos, sempre fazendo festa! Comemos MUITO, bebemos bastante (ainda bem que o teor alcoólico da sidra é baixo, perto dos 6%).
No sábado, seu Dudu e Dona Terezinha resolveram descansar e ficar no Albergue mesmo. Eu fui levar Polho em Villaviciosa para o casamento (que começava às 12:30 e tinha programação até o jantar) e segui para alguns passeios (infelizmente sozinho) pela região (mais de 200 Km rodados neste dia).
Comecei pelo MUJA (Museu do Jurássico das Astúrias). O museu em si não era lá grande coisa, mas a localização dele era fantástica! As estradas costeiras pelas quais passei pra chegar até ele fazem parte de uma trilha do Caminho de Santiago... E tem vistas de tirar o fôlego! No MUJA, tive a sorte de acompanhar uma visita guiada pelo coordenador de pesquisa do museu. Foi realmente uma aula sobre a formação do continente europeu, onde estão os sítios arqueológicos, quais espécies podem ser encontradas, etc. Claro que o catiguria só falava em castelhano, mas eu entendia quase tudo! ;)
Do MUJA, ajustei o GPS (o melhor investimento que fiz pra vir pra Europa! Tem quebrado um galho da porra!) para Cangas de Onís, uma pequena cidade que é uma das bases para uma série de trilhas pelas montanhas das Astúrias, mas a primeira parada foi La Isla, uma prainha bonita que tinha um Hotel Bahia!!!
Ainda no caminho pra Cangas de Onís, subi até o Mirador del Fitu!
Desci até Cangas de Onís onde comi e fui até um posto de informação turística buscar um mapa turístico do Parque Nacional dos Picos da Europa. De lá, segui até os lagos nas montanhas do parque, a mais de 1200 metros de altitude!
Por fim, fui até outra cidade litorânea (nível do mar): Ribadesella. Fica na foz do rio Sella e tem apelo turístico (principalmente para turismo de aventura).
De volta a Gijón, fui levar as “crianças” pra jantar (Quebap! Durum!) num shopping perto do Albergue e fiquei aguardando Polho ligar para ir buscá-lo assistindo filme em meu notebook. Lá pelas 23:00 fui buscar Polho em Villaviciosa (e mais 50 Km rodados).
Domingo, dia de viagem de volta, fizemos um trajeto no inicio da viagem passando por La Isla e por Ribadesella para que seu Dudu, Dona Terezinha e Polho vissem algumas cidades que só eu tinha visto.
Pé na estrada novamente... Dia bonito, limpo, sem chuva, estrada tranqüila (só passamos por um acidente)...
Um Pit-Stop em Haro (La Rioja) para comer, e ver o final da corrida de Fórmula 1!
E antes das 21:00 já estávamos de volta a Barcelona!
4 comentários:
Que inveja...
Essa semana estava conversando com algumas pessoas aqui e chegamos a conclusão que esse mestrado foi a melhor férias que vc tirou em sua vida ... ehehehehehehheheheheh ... Brincadeira :P
Sucesso essa mini-trip ai ...
Grande abraço,
Teteu.
Cara suas férias estão de mais! E o mestrado começa quando? Você desistiu? ehauehau!!
Johnnyyyyyyyyyyy!!!!
Que saudade, rapaz!!! Sempre leio seus blog e fico muito feliz em ver suas aventuras e por você estar nos mantendo atualizados sobre suas experiências aí do outro lado do oceano!
Binho já tinha comentado comigo sobre HOW I MET YOUR MOTHER, passa acho que no Fox Life ou no FX, mas nunca assisti nenhum episódio, também nunca vi na Video Hobby, mas vou perguntar se eles tem as duas primeiras temporadas. Ah! Assisti OS SIMULADORES, que você havia recomendado também, e achei massa!!!! Pena que passa aos sábados, daí nem sempre consigo assistir.
Sabia que Amilcar vai ficar um mês no mar? Pois é...tá indo para Noronha de barco. Amanhã vamos fazer um bota-fora para ele. Vc vai fazer falta!
Milhões de beijos,
Cris
Postar um comentário