01 setembro 2008

Sou (Marcelo Camelo)

Faz algumas horas que me recomendaram ouvir o novo CD do Marcelo Camelo.

Sou fã dos Los Hermanos! Não discuto nem desminto e quem me conhece sabe! A empatia com o trabalho deles foi grande... Mas quase sempre com os trabalhos capitaneados pelo Rodrigo Amarante.

Fui ouvir o CD, com um pouco de pré-conceito, confesso.

Já com o material em mãos, fiquei impressionado (positivamente) com a capa do CD:



Previsto para chegar às lojas a partir de 8 de setembro de 2008, o esperado primeiro CD solo de Marcelo Camelo, Sou, estampa na capa (à direita) minúsculo poema concreto de Rodrigo Linares. Sempre que a capa for posta de cabeça para baixo, o que se lê é nós em vez de sou.


Comecei a escutar o CD lendo na universidade. Artigos, matérias de jornal, e-mails... E eis que uma voz feminina em uma das músicas me chama a atenção! Me lembrou a voz da Kimya Dawson (http://www.kimyadawson.com/), uma artista que compõe e canta, cujo trabalho conheci através do filme Juno (http://www.imdb.com/title/tt0467406/).

Gosto de cantoras com voz ligeiramente rouca!

Ok! A partir de então o trabalho do Marcelo Camelo despertou a minha curiosidade. O nome da música é “Janta”, e a voz (juntamente com o violão folk) é da Mallu Magalhães (http://www.myspace.com/mallumagalhaes), de quem nunca havia escutado falarem.

O estilo da música me lembrou os trabalhos de Damien Rice (http://www.damienrice.com/) também, um artista folk que gosto muito. Inclusive algumas das músicas que mais gosto dele são as que ele faz dueto com Lisa Hannigan (Volcano, Cold Water, I Remember, 9 Crimes, Grey Room, Sleep Don’t Sweep).

Na terceira ou quarta vez que parei pra escutar a música, tomei o cuidado de achar a letra dela na internet para acompanhar:

eu quis te conhecer mas tenho que aceitar
caberá ao nosso amor o eterno ou o não dá
pode ser cruel a eternidade
eu ando em frente por sentir vontade

eu quis te convencer mas chega insistir
caberá ao nosso amor por o que há de vir
pode ser a eternidade má
caminho em frente pra sentir saudade

paper clips and crayons in my bed
everybody thinks that I’m sad
i take my ride in melodies and bees and birds
will hear my words
will be both us and you and them together
i can forget about myself trying to be everybody else
i feel allright that we can go away
and please my day
I’ll let you stay with me if you surrender


Bem, o tema me fez pensar, refletir, lembrar… Me levou longe daqui... Me inspirou a escrever... Acho que isso acontecerá com todos que já tiveram que se afastar de alguém que amava (ou ama).

Voltando ao CD, ele é bom! Gostei. Tem músicas com melodias bonitas e interessantemente diferentes (bem a cara do Camelo).

Valeu pela dica, A.C.!

Um comentário:

Ana Carla Lira disse...

Noossa... vc foi beeeem mais rápido que eu. Ainda nem ouvi tudo...rsrsrs.
bj