07 setembro 2008

Uma vida em alta velocidade - Emerson Fittipaldi

O pai da pequena Laïs (desculpe, Beto, mas quando os filhos nascem, os pais perdem um pouco de suas identidades) me emprestou o livro Uma vida em alta velocidade, de Emerson Fittipaldi.

Sempre gostei de carros, e corrida de carros.

O livro (que ainda não terminei de ler) conta como, desde pequeno, Emerson se envolvia com o mundo das corridas: como mecânico, como piloto.

O que achei mais interessante do livro até agora é o contexto histórico dele. Como o livro aborda a falta de segurança que havia nos carros, tanto de corrida quanto de passeio (Emerson sofreu um acidente gravíssimo na Europa com sua primeira esposa numa estrada, e na época ninguém usava cinto de segurança).

Fala também de como era sair da Inglaterra de caminhão até a Itália, tendo que passar pelas fronteiras (com Bélgica, com Alemanha, com Suíça) que hoje já não existem.

Fala de muitos lugares que ele conheceu tendo que correr, pessoas, nomes consagrados para nós hoje que na época eram iniciantes...

Outra coisa curiosa da história contada é que morre muita gente nela, principalmente os pilotos! Era comum nas décadas de 60 e 70 que morressem pelo menos três pilotos por ano em acidentes fatais.

As mortes aconteciam devido à falta de segurança dos carros, unidos ao amadorismo na assistência (a segurança das pistas, equipe médica e equipe de apoio). Era comum na época que um piloto parasse para tentar salvar o que havia se acidentado.

Procurando no Youtube, achei um vídeo que mostra isso muito bem:



Nesse vídeo, o momento mais comovente é o que acontece a partir do segundo minuto (02:20 pra ser mais preciso)... Quando um piloto tenta desesperadamente salvar outro tentando desvirar o carro que começa a pegar fogo...

During the race, Williamson suffered a sudden tyre deflation, which pitched his car into the barriers at high speed and catapulted it 300 yards (275 metres) across the track, eventually coming to rest upside down against the barriers on the other side, during which his petrol tank had ignited while being scraped along the track. A fire began to take hold and Williamson was unable to extricate himself. Fellow driver and friend David Purley, although not a teammate of Williamson's, abandoned his own race in a desperate and valiant attempt to rescue him. Williamson had not been seriously injured by the impact, and was heard shouting to Purley to get him out of the car as Purley tried in vain to turn the car upright. Initially the commentators on Dutch TV, race control and some of the other drivers participating in the race assumed that it was Purley's car that had crashed and that the driver had escaped unharmed. As a result the race continued at full pace while Purley desperately tried to save the life of his friend.

The fire marshals stationed at the corner where the accident occurred were both poorly trained and badly equipped, and it was left to Purley to snatch the sole fire extinguisher and attempt to put out the fire. The marshals, who were not wearing flame retardant overalls, stood by as Purley tackled the fire, awaiting the arrival of the fire truck, which had to navigate across the track while the race was still in progress. There appeared to have been ample time to right the car and pull Williamson out, but as desperately as he tried, Purley was unable to do it by himself, and the marshals, in shirts and jackets, were unable to help due to the intense heat. With the fire extinguisher emptied and the car still burning upside-down, the situation became hopeless, and the distraught Purley was led away by a marshal. Some spectators, appalled at Williamson's plight, tried to breach the safety fences in order to help Purley, but were pushed back by track security staff with dogs. It was some eight minutes before the first fire truck arrived on the scene. By the time the car was eventually righted, and the fire extinguished, Williamson had died of asphyxiation.


Achei na Wikipédia um artigo que tem a lista de óbitos da Fórmula 1. Nela tem o link para a página com o artigo sobre o Roger Williamson (piloto que morreu).

Hoje certamente não existe mais esse companheirismo na Fórmula 1... É uma pena que com a melhoria da segurança se tenha perdido tanto do lado pessoal que havia nos tempos "aventureiros" das corridas.

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